Cartão de visita: sua identidade a vista

Um dos principais itens mais procurados na Gráfica Seixas, a impressão do cartão de visita é algo fundamental para todo profissional, independente de sua área de atuação, se atua dentro de uma empresa ou como autônomo. Mas você já parou para pensar como surgiu o cartão de visita e qual era seu principal objetivo?

Neste artigo vamos falar sobre:

  • Como surgiu o cartão de visita
  • Qual o tamanho atual mais pedido de cartão
  • Qual o tipo de papel e gramatura mais procurado para o cartão?
  • Quais acabamentos diferenciam o cartão?
  • Quais as vantagens de ter um cartão de visita?

Bem, há quem diga que o cartão de visita surgiu na França, quando jogadores de carta começaram assinar seus nomes nas cartas para garantir que pagariam suas dívidas. Mas o cunho de usar o cartão de visita para objetivos comerciais teria surgido na Inglaterra, esses cartões tinham propaganda e mapas para orientar os consumidores.

Ainda no século XVII, as famílias inglesas mais ricas começaram a gravar seus brasões em cartões e quando essa família chegava de carruagem a algum lugar, eram esses os cartões que serviam para liberar passagem.

Seja como for, os cartões de visita se tornaram peça fundamental de todo profissional. Eles são capazes de dizer muito sobre o trabalho de quem o entrega, da criatividade, seriedade, sendo capaz de gerar altas expectativas, além de reforçar a lembrança do profissional na mente do potencial cliente.

Qual o tamanho mais pedido de cartão

Os cartões de visita já foram de diversos tamanhos e começaram em formatos que mais se assemelhavam com folders. No entanto, hoje o formato mais pedido é de 9cmpor 5cm.

Esse tamanho de cartão cabe na carteira, é de fácil manuseio, muito prático e sucinto. Capaz de passar a mensagem necessária em um pequeno espaço de papel.

Se você trabalha com algo criativo, deseja fugir do tamanho retangular padrão dos cartões de visita, a Gráfica Seixas trabalha com diferentes facas para impressão de cartões.

As facas diferenciadas consistem por exemplo em cartões com formatos inusitados como: um esmalte, uma peça de quebra cabeças, entre outros formatos criativos, capazes de chamar atenção e registrar na memória do cliente a primeira impressão visual que ele terá do seu negócio, ou de você.

Qual tipo de papel e gramatura usar no cartão?

O tipo de papel mais utilizado para impressão do cartão de visita é o couche 300g, ou papel markatto, vergê, telado 250g. O papel kraft também voltou a ser bastante procurado mesmo para cartões.

A gramatura de um cartão é a espessura que esse papel terá. Considera-se a gramatura de 300g adequada para produção de um cartão durável, que não se dobra tão facilmente. Essa gramatura é ideal para dar estabilidade para o cartão ser guardado na carteira sem amassar.

Quais acabamentos diferenciam um cartão?

Além das facas diferenciadas, que falamos mais acima, os efeitos e acabamentos também fazem a diferença e destacam o cartão de visita.

Esses acabamentos podem ser Hot Stamping – aquele efeito metalizado lindo, em azul, vermelho, ouro, prata, rosé.

Verniz localizado – um brilho extra para diferenciar locais pré-determinados.

Alto Relevo (Relevo Americano) – um acabamento mais sensorial a peça, com enobrecimento ainda mais peculiar.

Relevo seco – outro acabamento diferenciado e elegante.

Quais as vantagens de ter um cartão de visita?

Mais do que para carregar seus dados de contato, endereço eletrônico e etc, o cartão serve para reforço da sua marca, do seu nome.

Muitas vezes, durante um networking, a troca do cartão é o primeiro contato que o seu possível cliente terá com o seu trabalho.

Apresentar a ele um material de qualidade é fundamental para ser lembrado.

Quando você proporciona uma experiência sensorial, no caso do tato, ao entregar o seu cartão, seu potencial cliente é impactado por dois sentidos, o visual e o tátil.

Isso conta muitos pontos para ativar a memória sobre quem é você e o que você faz, quando posteriormente essa pessoa resolver fazer um contato.

Além disso, é indispensável para apresentações comerciais.

Se você ainda não tem o seu cartão de visita, está na hora de fazê-lo. Você pode estar deixando passar oportunidades incríveis de iniciar negócios só com um pequeno item de papelaria.

Procure uma identidade visual que mais lhe agrade, seja criativo, ou conservador, mas deixe o seu cartão sempre à mão.

Para não se esquecer do cartão na hora de entrega-lo, deixe-o sempre na carteira, ou em um porta-cartões na sua bolsa. Assim não existe desculpa para deixar o cartão de lado durante uma apresentação comercial, uma troca de ideias ou o networking.

Leave a Comment