Acabamentos gráficos: enobrecendo sua impressão

Muita gente acredita que o processo de impressão é apenas isso: uma impressão rápida de materiais gráficos. No entanto, existem diferentes tipos de acabamentos gráficos. Esse tipo de acabamento é o que adiciona nobreza ao material impresso, transformando um simples material impresso em uma apresentação chamativa.

O uso de materiais gráficos personalizados é até considerado uma das formas de marketing mais barata para pessoas que desejam apresentar o seu serviço, produto, empresa ou trabalho para outras pessoas.

Por isso, hoje nós da Gráfica Seixas resolvemos listar os recursos mais utilizados para dar esse enobrecimento aos nossos materiais impressos e ajudar clientes a entenderem um pouco mais desse universo de papelaria.

Aplicação de vernizes:

Também conhecido como “coating”,  os vernizes podem ser aplicados em todo a superfície do material ou apenas em locais pré-determinados. Existem vernizes de alto brilho, textuzados, com aroma, etc. O acabamento gráfico com vernizes pode ser feito na própria offset, em máquinas serigráficas, offsets dedicadas, etc.

Laminação:

A laminação consiste em aplicar uma película plástica no papel. Essa película pode ter diversas características como: ser brilhante ou fosca, com padrões de cores, texturas, etc. A aplicação geralmente é feita em ambos lados do impresso, para evitar a deformação do material. A laminação também fornece proteção extra ao material e dificulta rasgos que estragam a apresentação.

Hot stamping:

É a aplicação de detalhes metálicos nos impressos, como o dourado e prata. Porém as cores não se limitam aos dourados e prateados, aqui na Gráfica Seixas fazemos hot stamping em Rose e diversas outras cores. Além dos metalizados, também existem alguns acabamentos simulando holografias, padrões gráficos, entre outros.

Exemplo de hot Stamping em convites

Corte e vinco:

O processo de corte e vinco utiliza um tipo de faca moldado em uma matriz de madeira. As facas são feitas de aço e utilizando lâminas de corte, com bordas afiadas, ou lâminas de vinco, com bordas cegas ou arredondadas. O corte do papel é feito sob pressão em máquinas específicas para corte e vinco e pode ser manual ou automático.

Relevo seco:

O processo de relevo seco utiliza um conjunto de clichês macho-fêmea sob pressão para gravar uma imagem no papel. Em papéis mais grossos, como papelão utilizado em encadernação de capas-duras, pode-se conseguir o mesmo efeito com a utilização de apenas um clichê.

Encadernação:

O processo de encadernação abrange vários métodos. O mais comum, utilizado na produção de livros, é o sistema de colagem a quente, conhecido como “hot melt”. Além do “hot melt”, ainda existem na encadernação os sistemas de “wire-o” e espiral, comum em cadernos e apostilas, e o grampeamento, presente em revistas e catálogos.

Viu como existem vários processos pelo qual um projeto passa antes de chegar às suas mãos? Aqui na Gráfica Seixas utilizamos esses e outros processos de enobrecimento das nossas impressões. Ficou interessado? Então liga para a gente que teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas! 16 3961-2221 | 3961-2707.