Impressão Digital ou Impressão Offset, qual escolher?

Quando chega aquele momento de procurar uma gráfica para imprimir os seus materiais, sempre bate aquela dúvida, impressão digital ou impressão offset, qual delas eu escolho? Vamos explicar a diferença desses dois tipos de impressão hoje em nosso blog.

A impressão Offset

É aquela impressão que leva mais tempo para se produzir. A impressão offset demora mais porque primeiro você precisa gravar uma chapa metálica, chamada CTP, onde cada cor que será usada no material a ser impresso é inserida.

Vantagem da impressão Offset

Esse tipo de impressão é mais precisa. Principalmente se você pretende usar cores especiais, como o dourado, o prata. As margens da sua impressão em Offset também ficam mais precisas e o seu custo é mais barato do que o custo da impressão digital, porém, é preciso imprimir em grande quantidade para que esse tipo valha a pena financeiramente.

Geralmente, convites de casamento, materiais corporativos como cartões, pastas, folders, entre outros, são impressos em Offset, pois a qualidade é maior, além da quantidade de unidades impressas.

Modelo de impressão offset

A impressão Digital

É ideal para aquelas impressões rápidas, que você precisa com urgência. Se você for utilizar cores mais comuns, a impressão digital atende bem.

Vantagens

Sua impressão fica pronta no mesmo dia. Atende casos de urgência e quantidades pequenas de impressão ficam mais em conta se feitas pela impressão digital.

Desvantagens

Impressões em papéis mais grossos geralmente não são feitas na impressão digital, traz muito brilho para o material impresso, fato que pode agradar alguns clientes, enquanto também pode incomodar outros.

O ideal é que você se programe. Não deixe para a última hora, tanto a impressão de convites, quanto de materiais corporativos. Assim você pode escolher o tipo de impressão que vai lhe dar os resultados esperados, e não aquela que é mais rápida ou mais barata. Decidir pela impressão digital ou impressão offset pode ser o diferencial principal da aparência que terá o seu material gráfico.