Como fazer a escolha das cores certas para o seu material gráfico

Muitos clientes costumam ter dúvidas sobre o uso das cores em seu material gráfico. Personalizar o seu material de escritório é uma tarefa para ser levada a sério, principalmente durante a escolha das cores que irão compor sua identidade visual.

Por isso, hoje separamos o significado de cada cor para ajudar você a entender qual delas irá transmitir o objetivo e a mensagem que o seu negócio precisa.

A percepção da cor é feita pelo cérebro a partir de sinais eletronervosos advindos do olho.

Vermelho

O vermelho significa paixão, potência, estímulo, motivação. Por ter um alto grau de estimulação, é constantemente vinculado a propaganda de produtos alimentícios, promoções relâmpagos e muito usado na indústria automobilística.

Uso do vermelho no flyer produzido

Laranja

É vibrante, associado a alegria, entusiasmo e aconchego. Aparece muito também na indústria alimentícia e pode ser usado para transmitir essa ideia de felicidade.

Amarelo

Uso do amarelo para o cartão de visitas

Essa cor é muito usada para estimular o intelecto e também para comunicação. A indústria alimentícia também faz bastante uso do amarelo, que se torna uma cor de destaque para chamar a atenção daqueles que desejam transmitir ideias.

Verde

O verde traz uma mensagem de equilíbrio, mas também pode ser associado a esperança, prosperidade e naturea. Sua utilização varia, podendo se dar tanto em tópicos relativos a questão ambiental, quanto em propagandas institucionais de banco, planos de saúde e até mesmo alimentos que tenham uma pegada mais natural.

Azul

Também transmite o conceito de equilíbrio, calma, segurança e confiança. Aparece com muita frequência em ambientes corporativos, para profissionais da área da saúde e também aqueles que atuam com tecnologia costumam criar sua identidade visual com a utilização de tons do azul. As próprias redes sociais hoje utilizam muito o azul, como é o caso do Facebook e do Twitter.

Azul, cor muito usada por empresas de diferentes segmentos.

Roxo

Transmite e carrega significado de nobreza, riqueza, sabedoria. As vezes se associa à espiritualidade. Empresas do ramo de cosméticos e similares já adotaram tons de roxo para criar sua identidade visual de produtos, consultórios de estética, entre outros setores da saúde que desejam fazer referência à beleza também aproveitam muito essa cor.